Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Cinco direitos da gestante beneficiária de plano de saúde

há 9 anos

Contratação do plano

Autor do projeto defende que tratamento especial reivindicado se justifica pela condio de maior vulnerabilidade socioeconmica dessas gestantesFoto REPRODUOUNIMED

Verifique a amplitude da cobertura. Pode optar pela integral, com consultas e exames, procedimentos ambulatoriais, internações e parto. Neste caso, escolha um plano ambulatorial + hospitalar com obstetrícia". A acomodação pode ser enfermaria (compartiilhado com outros pacientes) ou quarto privativo.

Cancelamento durante a gravidez

Cinco direitos da gestante beneficiria de plano de sade

Durante a gravidez, se a gestante tiver plano individual, pode ter o contrato suspenso ou cancelado se estiver inadimplente por mais de 60 dias ou se for contatada fraude no uso do plano ou nas informações prestadas na contratação. No coletivo, no caso de fraude ou perda de vínculo do titular pode haver exclusão do beneficiário.

Troca de plano durante gravidez

Cinco direitos da gestante beneficiria de plano de sade

É possível realizar a troca, desde que sejam cumpridos novos prazos de carência, se a operadora não aproveitar as carências do plano atual. Também pode contratar um novo plano por meio da portabilidade, o que exige permanência mínima de dois anos no plano anterior.

Carências máximas

Cinco direitos da gestante beneficiria de plano de sade

A carência máxima exigida é de 180 dias para consultas, exames, terapias ambulatoriais e internações. Para o parto que ocorre a partir de 38 semanas de gestação, a carência é de 300 dias. Se o parto for prematuro e ocorrer até a 37ª semana, a carência é de 180 dias.

Parto

Cinco direitos da gestante beneficiria de plano de sade

O parto deve acontecer em ambiente seguro, equipado e com a presença de profissionais de saúde especialistas: médico obstetra, enfermeiro obstetram neonatokogista e pediatra estão entre eles. Algumas maternidades permitem a presença de doulas e exigem que tenham formação na área da saúde e que o médico autorize a permanência no centro cirúrgico.


Fonte: O Globo

  • Sobre o autorAdvogado em Direito do Consumidor/Administrativo -WhatsApp 81-9863828914
  • Publicações30
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações434
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cinco-direitos-da-gestante-beneficiaria-de-plano-de-saude/152852512

Informações relacionadas

Janielli Bungenstab, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Pedido de sustentação oral

Fabrício Bolzan
Artigoshá 13 anos

Planos de saúde e a vedação da recontagem de carência

Plano de Saúde: download da “Carta de Permanência” pode ser feito no Saúde Online

Operadora deve reativar plano de saúde cancelado indevidamente e sem notificação prévia

Erika Nicodemos Advocacia, Advogado
Artigoshá 8 anos

Cancelamento indevido de planos de saúde por falta de pagamento

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)